"O progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade"Freud
"Não escrevo apenas com a mão: o pé também quer sempre participar" . Nietzsche
"Nunca confie numa idéia que não tenha surgido de uma caminhada", Nietzsche
FREUD ALÉM DA ALMA
Freud, Sigmund, Psicanálise
Resumo:
O filme "Freud Além da Alma", retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira frustrada de médico. É mostrado ao público, interessado na obra do grande mestre, as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto.
Junto com Copérnico e Charles Darwin, Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito Universo. Ao afirmar que as ações e os desejos humanos não são frutos da vontade e da vaidade humana, mas sim do nosso Inconsciente, Sigmund Freud abalou o mundo científico e criou uma nova maneira de entender a psiquê humana. Em Freud - Além da Alma, John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade.
Ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, Freud enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem a resistência da ala conservadora da Medicina, que viam nas teorias de Freud uma ameaça à primazia do ser humano, Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o Consciente e o Inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.
Huston, baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre (que não consta nos créditos do filme), evitou o risco de fazer uma caricatura de Freud e não abordou a sua vida pessoal, restringindo-se aos seus estudos psicanalíticos. Opção acertada do diretor, pois sua produção não cai na mesmice de filmes meramente biográficos, que baseiam-se em informações fragmentadas sobre a intimidade de um personagem histórico e acabam criando indiscriminadamente um mito. É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Com uma linguagem metafórica e onírica, Huston mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro Inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.
Freud - Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do Inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo. Um filme tão genial quanto o legado de Sigmund Freud.
Freud Além da Alma
Freud, além da alma (Freud), dirigido por John Huston em 1962, é exibido pela disciplina de Psicologia Médica I, da Faculdade de Ciências Médicas de Santos anualmente. O filme cobre o período da vida do "pai da psicanálise" desde que ele se graduou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da sexualidade infantil.
O roteiro original do filme foi elaborado por ninguém menos que o filósofo existencialista, Jean-Paul Sartre. Coube a Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt adicionar um certo sabor hollywoodiano ao roteiro. O galã Montgomery Clift, o rei das sessões da tarde dos cinemas da década de 50, foi escolhido para ocupar o papel de Sigmund Freud. Um ator extraordinário que teve sua vida encurtada (faleceu aos 45 anos) devido à dependência de álcool e de drogas, que soube personificar um cientista cujo maior objetivo na vida era a busca da verdade.
Desde a sua infância Freud pensava que "o progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade", como é lembrado por sua esposa Martha (Susan Kohner) quando ele tencionava mudar de cidade em função da resistência às suas teoria no meio científico vienense.
Uma das grandes virtudes do filme foi a de inter-relacionar a vida pessoal de Freud com as suas descobertas. O conceito de complexo de Édipo foi extraído da obra "Édipo rei", de Sófocles, que ele Freud conhecia desde a sua infância. Sim, isso é verdadeiro. Porém, não fosse o amor que ele nutriu pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, baseou-se fundamentalmente na sua própria infância.
A viagem de Freud a Paris, onde foi estudar durante algumas semanas na Salpetrière, sob o comando de Jean-Martin Charcot (Fernand Ledoux), que era o maior estudioso da histeria à época, foi determinante para a descoberta da psicanálise. Charcot demonstrou que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Ao regressar a Viena, Freud uniu-se ao clínico geral Breuer, também um apreciador da hipnose e compartilharam pacientes e teorias. Quando Breuer (Larry Parks) pede a ajuda de Freud no tratamento da paciente Cecily (Susannah York), uma histérica que melhorava temporariamente quando era hipnotizada, mal sabia o clínico vienense que ele estaria auxiliando o seu colega a descobrir um dos conceitos mais importantes da psicanálise, a associação livre de idéias.
Freud se apercebeu que para se alcançar o inconsciente não era mais obrigatório que o paciente fosse hipnotizado. Mais tarde, Freud elaborou a teoria das neuroses, cuja origem está na sexualidade infantil. Breuer discorda dessa concepção teórica e deixa os estudos sobre a histeria de lado. Como o pai da psicanálise dizia: "chega uma hora que se deve renunciar a todos os pais e ficar de pé sozinho".
O fato de não ter medo de romper com o passado, não ter medo de opiniões divergentes da sua, bem como seu alto grau de obstinação, foram fundamentais para que Freud iluminasse o inconsciente e o seu funcionamento. As imagens em preto e branco acentuam o clima sombrio que John Huston quis dar à narrativa.
Por sinal, os melhores filmes do diretor, entre eles, "O segredo das jóias", "Paixões em fúria" e "O tesouro de Sierra Madre" foram rodados em clima "noir", em preto e branco. "Freud, além da alma" está longe de ser uma obra-prima, talvez até por ser didático demais.
No entanto, cumpre de forma satisfatória com a sua função de mostrar parte da vida de Freud para o grande público. E de bônus nós temos a chance de ver esse que se vivesse mais tempo seria um dos maiores atores da história do cinema, Montgomery Clift.
"Não escrevo apenas com a mão: o pé também quer sempre participar" . Nietzsche
"Nunca confie numa idéia que não tenha surgido de uma caminhada", Nietzsche
FREUD ALÉM DA ALMA
Freud, Sigmund, Psicanálise
Resumo:
O filme "Freud Além da Alma", retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira frustrada de médico. É mostrado ao público, interessado na obra do grande mestre, as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto.
Junto com Copérnico e Charles Darwin, Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito Universo. Ao afirmar que as ações e os desejos humanos não são frutos da vontade e da vaidade humana, mas sim do nosso Inconsciente, Sigmund Freud abalou o mundo científico e criou uma nova maneira de entender a psiquê humana. Em Freud - Além da Alma, John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade.
Ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, Freud enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem a resistência da ala conservadora da Medicina, que viam nas teorias de Freud uma ameaça à primazia do ser humano, Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o Consciente e o Inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.
Huston, baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre (que não consta nos créditos do filme), evitou o risco de fazer uma caricatura de Freud e não abordou a sua vida pessoal, restringindo-se aos seus estudos psicanalíticos. Opção acertada do diretor, pois sua produção não cai na mesmice de filmes meramente biográficos, que baseiam-se em informações fragmentadas sobre a intimidade de um personagem histórico e acabam criando indiscriminadamente um mito. É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Com uma linguagem metafórica e onírica, Huston mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro Inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.
Freud - Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do Inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo. Um filme tão genial quanto o legado de Sigmund Freud.
Freud Além da Alma
Freud, além da alma (Freud), dirigido por John Huston em 1962, é exibido pela disciplina de Psicologia Médica I, da Faculdade de Ciências Médicas de Santos anualmente. O filme cobre o período da vida do "pai da psicanálise" desde que ele se graduou no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação da sexualidade infantil.
O roteiro original do filme foi elaborado por ninguém menos que o filósofo existencialista, Jean-Paul Sartre. Coube a Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt adicionar um certo sabor hollywoodiano ao roteiro. O galã Montgomery Clift, o rei das sessões da tarde dos cinemas da década de 50, foi escolhido para ocupar o papel de Sigmund Freud. Um ator extraordinário que teve sua vida encurtada (faleceu aos 45 anos) devido à dependência de álcool e de drogas, que soube personificar um cientista cujo maior objetivo na vida era a busca da verdade.
Desde a sua infância Freud pensava que "o progresso é como andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade", como é lembrado por sua esposa Martha (Susan Kohner) quando ele tencionava mudar de cidade em função da resistência às suas teoria no meio científico vienense.
Uma das grandes virtudes do filme foi a de inter-relacionar a vida pessoal de Freud com as suas descobertas. O conceito de complexo de Édipo foi extraído da obra "Édipo rei", de Sófocles, que ele Freud conhecia desde a sua infância. Sim, isso é verdadeiro. Porém, não fosse o amor que ele nutriu pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, baseou-se fundamentalmente na sua própria infância.
A viagem de Freud a Paris, onde foi estudar durante algumas semanas na Salpetrière, sob o comando de Jean-Martin Charcot (Fernand Ledoux), que era o maior estudioso da histeria à época, foi determinante para a descoberta da psicanálise. Charcot demonstrou que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Ao regressar a Viena, Freud uniu-se ao clínico geral Breuer, também um apreciador da hipnose e compartilharam pacientes e teorias. Quando Breuer (Larry Parks) pede a ajuda de Freud no tratamento da paciente Cecily (Susannah York), uma histérica que melhorava temporariamente quando era hipnotizada, mal sabia o clínico vienense que ele estaria auxiliando o seu colega a descobrir um dos conceitos mais importantes da psicanálise, a associação livre de idéias.
Freud se apercebeu que para se alcançar o inconsciente não era mais obrigatório que o paciente fosse hipnotizado. Mais tarde, Freud elaborou a teoria das neuroses, cuja origem está na sexualidade infantil. Breuer discorda dessa concepção teórica e deixa os estudos sobre a histeria de lado. Como o pai da psicanálise dizia: "chega uma hora que se deve renunciar a todos os pais e ficar de pé sozinho".
O fato de não ter medo de romper com o passado, não ter medo de opiniões divergentes da sua, bem como seu alto grau de obstinação, foram fundamentais para que Freud iluminasse o inconsciente e o seu funcionamento. As imagens em preto e branco acentuam o clima sombrio que John Huston quis dar à narrativa.
Por sinal, os melhores filmes do diretor, entre eles, "O segredo das jóias", "Paixões em fúria" e "O tesouro de Sierra Madre" foram rodados em clima "noir", em preto e branco. "Freud, além da alma" está longe de ser uma obra-prima, talvez até por ser didático demais.
No entanto, cumpre de forma satisfatória com a sua função de mostrar parte da vida de Freud para o grande público. E de bônus nós temos a chance de ver esse que se vivesse mais tempo seria um dos maiores atores da história do cinema, Montgomery Clift.
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