Há pouco mais de um século , irrompia um compasso que até então , era usado para simples marcação nas danças rústicas : A Valsa .
Esse maravilhoso " invento " , deve-se a Pai e Filho , ambos de nome JOHANN STRAUSS .
Filho de encarregados de uma estalagem , nascia em uma família em Viena , em 1804 , Johann Strauss e , já aos quinze anos de idade , o rapaz tocava viola em bailes de terceira categoria . Aos 26 anos , depois de ter tomado algumas aulas de " composição " , com um amigo de Bethoven , já tinha a sua própria orquestra que excursionava pela Alemanha , Holanda , Bélgica e Inglaterra .
Certo Dia , em sua casa , e ao som do Violino , ouvia a sua própria música em típico estilo Strauss : era seu filho mais velho " Johann " , que sem seu conhecimento , tomara lições de violino , com o fruto ganho lecionando aulas de PIANO à crianças menores .
Aos dezenove anos , em um Teatro , tão elegante quanto o da Estréia de seu pai , Johann Strauss Filho , fazia então , a sua primeira aparição em público , interpretando Composições Próprias .
Foi-lhe então , solicitado , por dezenove vezes que bizasse as obras executadas , tendo terminado o espetáculo com a mais bela de todas as VALSAS , escrita por STRAUSS - A LORELEI - RHEINKLÄNGE .
Este espetáculo , serviu para que , depois de muito tempo afastados , Pai e Filho se reconciliassem .
Em 1844 , Johann , com a ajuda de seus irmãos , Joseph e Eduard , formou um CONJUNTO DE DANÇAS que passou a dirigir , juntando-se em 1849 , ao do Pai , após o falecimento deste .
Sua Bagagem Musical constitui-se de mais de 150 VALSAS , dentre elas o famoso " Danúbio Azul " ( 1867 ) , além de 16 operetas , entre elas : DIE FLEDERMAUS ( O Morcego -1874 )
SANDRA WAIHRICH TATIT
EDUCACIÓN POR EL ARTE
No comments:
Post a Comment