As artes são manifestações do Belo , de um Belo ligado a condições diversas de época , de povo e de Cultura .
A Arte como expressão do Belo é uma maneira de descarregar as intensas emoções Estéticas .Em todas as épocas , o homem repleto de emoções , tem dado escape à sua alma , no canto , na linguagem lírica e na Música .
Historicamente , a Arte surgiu com as Pinturas do homem primitivo , nas cavernas . As manifestações do Belo estiveram sempre presentes , mesmo entre as tribos mais selvagens .
CLASSIFICAÇÃO DAS ARTES :
A mais completa parece ser a do francês " Etienne Souriau " . Segundo a sua definição , há Artes de primeiro e segundo gráu . No primeiro , não se apresenta como REPRESENTATIVA . Seus elementos constitutivos estão organizados em Estrutura Autônoma .
Na Arte de segundo gráu , há sempre uma representatividade criadora : seua elementos se dirigem para uma realidade que está fora de si mesma .
A Arquitetura ( número 2 ) tem seus elementos construídos para si mesma , enquanto a sua congênere de segundo gráu , a Escultura , tem seus elementos constitutivos para fora dela . É uma expressividade pura e , quanto mais pura a representatividade , mais realiza seu gráu .
A Pintura , número três , mais precisamente a Pintura Moderna , na Arte Moderna , apresenta um gráu , talvez um pouco exagerado , oa elementos de Representatividade .
É a fuga máxima do primeiro gráu e um limite , até certo ponto " extremo " , do segundo gráu .
A ARTE MODERNA :
A ARTE MODERNA , inicia-se com o Classissismo , que é a sua primeira fase ( séculos XVII à XVIII ) . Nesse período , o desnvolvimento da forma equilibrada , conduz à PREDOMINÂNCIA DA MÚSICA PURA .
O grande movimento de Idéias forjadas na Renascença , é o que resultou o Nascimento da Arte Clássica ou Classissismo . O princípio desse movimento , foi a " Exaltação da Beleza Antiga " , sempre baseada no culto da Forma , na procura de um Plano e de um Equilíbrio Arquitetônico .
O CLASSICISMO foi a realização Plena daquilo que os últimos COMPOSITORES BARROCOS já aspiravam : A CRIAÇÃO DE UMA ARTE ABSTRATA .
Os classicistas não pretendiam que sua Música fosse Linguagem para cantar a Religião , o Amor , o Trabalho , ou qualquer coisa . Buscavam dar-lhe Pureza total , afim de que , o mero ato de ouví-la , bastasse para dar prazer .
A Perfeição da Forma , era o seu ideal estético .
A abstração completa eram o meio que viam para atingir essa finalidade .
E , essa " abstração " , eles obtiveram desenvolvendo a Sonata Clássica ( ou Sonata Forma ) e a SINFONIA que , já havia sido esboçada por Alessandro Scartatti .
Entre o fim do século XVIII e o começo do século XIX , a Música passa por um período de transição - O RÍGIDO FORMALISMO CLÁSSICO estava em declínio , sem que , no entanto , nenhum outro Estilo se pusesse à vista .
MOZART , sugeria novas concepções , mas infelizmente , morreu muito cedo . Era a Fase chamada Pré - Romântica , na qual a OBRA DE BEETHOVEN causaria um tremendo impacto , apontando o " romântico mundo novo " que estava pela frente .
Enquanto o artista clássico sabe dominar , disciplinar e orientar seus sentimentos e fantasias , ao ponto do aspecto exterior mostrar-se , sempre , disciplinadamente impassível , o Artista , na segunda fase da Arte Moderna , no Romantismo , abandona-se aos seus sentimentos . É desse abandono que , vemos ressaltar de sua vida interior , novos sentimentos , através de uma forma de expressão instável , móvel e variada .
É uma Linguagem Tumultuosa ; nela faltam ordem , medidas .
É instável , pois passa de sublimes entusiasmos a profundos abatimentos .
Enquanto o ARTISTA CLÁSSICO , possui Espírito mais Forte , mais viril , evoluído . O ARTISTA ROMÃNTICO , é mais Puro , Sensitivo .
Entre os compositores da Escola Clássica , podemos mencionar : BACH , HAYDN , MOZART . Entre os compositores românticos : CHOPIN , SCHUMANN , LISZT , SCHUBERT .
Observando a História da Arte Moderna , podemos vislumbrar um Impulso Dirigido à CONSCIENTIZAÇÃO DO HOMEM , à sua DESMASSIFICAÇÃO , à BUSCA EXISTENCIAL e à ABERTURA DO SER .
Acompanhamos o seu itinerário , que se apresentou de maneiras variadas neste século , levantando polêmicas e controvérsias , congregando os ARTISTAS e o PÚBLICO à UMA NOVA VISÃO DE MUNDO .
Sentimos a Energia que se utilizou das várias correntes artísticas como instrumento , para despertar " Uma Realidade mais Profunda ", submersa nas " Raízes do Ser " .
Ela trouxe , em seu contexto , uma nova consciência . Despertou , denunciou , rompeu bloqueios , reivindicando a Liberdade de Expressão e a Busca da " Espontaneidade " .
A INQUIETAÇÃO DA ARTE MODERNA , ACOMPANHOU A INQUIETAÇÃO DOS SÉCULOS .
Penetrou nos domínios do inconsciente , da psicologia , ligou-se à ciência e à tecnologia . Abandonou os antigos padrões Estéticos , para mergulhar no UNIVERSO INTERIOR DO HOMEM , procurando a origem dos sentimentos e das emoções . Promove o " autoconhecimento " , sacudindo preconceitos enraizados , quebrando " estruturas arcaicas e superadas " .
A ARTE MODERNA , manifesta-se como libertadora de idéias e sentimentos , EXPRIMINDO REIVINDICAÇÕES SOCIAIS .
Passa a ser considerada então , como " harmonizadora do homem " . É utilizada pela EDUCAÇÃO e pela PSICOLOGIA .
É lavada ao campo da comunicação , salta dos museus para as praças públicas , na política , dos teatros fechados , para as ruas movimentadas das grandes cidades . É testemunha dos apelos de um povo massacrado e interpreta as suas aflições .
É massificada , é testemunha de uma violência descabida , atua então, desta forma , em todos os níveis , ROMPENDO bloqueios e liberando energias , atenuando a dor do ser humano . Passa a ser LIBERTAÇÃO dos anseios dos povos , uma testemunha viva de suas tristezas e inseguranças cotidianas , amenizando as dores decorrentes deste contexto caótico que nossa sociedade atravessa .
ARTE , CIÊNCIA , RELIGIÃO , FILOSOFIA ,VIDA , CRIATIVIDADE , AÇÃO , PENSAMENTO , EDUCAÇÃO , PALAVRA ... tudo está interligado . Pertencem à totalidade cósmica que promove a evolução consciente do mundo .
Todas as ATIVIDADES CRIATIVAS , abrem caminho para a evolução do ser humano em essência .
Muitas vezes , A ARTE antecede a FILOSOFIA . Pressente AS AFLIÇÕES DE UM POVO , capta seus anseios , denuncia a violência , transmite MENSAGENS DE PAZ .
Ela pode nos projetar no espaço , antecipando as conquistas tecnológicas e libertando-nos da massificação gerada pela propaganda .
A ARTE MODERNA quebrou condicionamentos , desligou-se da tradição e , reivindicou para o ARTISTA , a LIBERDADE CRIADORA .
Despertou o novo , sendo assim , colaboradora da evolução dos povos .
Em ARTE , deve-se nascer virgem cada manhã .
Disse-nos " André Lhotte " , um dos mestres da ARTE FRANCESA , Nascer virgem é viver plenamente o instante da CRIAÇÃO , é despertar o que surge a cada momento. É AFINAR A AÇÃO EXTERNA com o CRESCIMENTO INTERNO .
É abrir-se para a SABEDORIA , ser receptivo às vibrações da natureza .
A ARTE MODERNA , com todas as suas reivindicações , levantou antenas para o mundo , traduzindo na linguagem dos artistas , na sua peculiar sensibilidade . A NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO DE NOSSO PLANETA e conscientização das necessidades e apelos de nosso povo que grita por PAZ , JUSTIÇA E MUITO AMOR .
Cada instante Criador , corresponde à intensidade de um momento de vida ...
Quando realmente amamos o nosso trabalho e a ele nos entregamos de corpo e alma , esquecendo todas as superficialidades que travam a sua expansão , encontramos a UNIFICAÇÃO DE NOSSAS ENERGIAS , na TOTALIDADE do momento da Criação .
O efêmero torna-se imortal pela OBRA DE ARTE .
SANDRA WAIHRICH TATIT
Educación por el Arte
No comments:
Post a Comment