"QUAL SERÁ O PESO DO ESCÂNDALO NA PETROBRAS?"
*************
Hoje, com 'William Waack' __ na GLOBO NEWS.
*************
Hoje, com 'William Waack' __ na GLOBO NEWS.
* William Waack " : Biografia
*** William José Waack (São Paulo, 30 de agosto de 1952) é um jornalista brasileiro formado pela Universidade de São Paulo (USP). É formado também em Ciência política, Sociologia e Comunicação na Universidade de Mogúncia, na Alemanha bem como fez mestrado em Relações Internacionais .
William possui quatro livros publicados e já venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo: pela cobertura da Guerra do Golfo (1991) e ao revelar informações sobre a Intentona Comunista de 1935 até então mantidas sob sigilo nos arquivos da antiga KGB em Moscou (1993).
William trabalhou em algumas das principais redações do Brasil, como o Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e a revista Veja. Foi editor de Economia, Internacional e Política. Atuou como secretário de redação, editor-chefe e repórter, função em que ficou durante mais tempo.
Durante 20 anos, William foi correspondente internacional na Alemanha, no Reino Unido, na Rússia e no Oriente Médio. Chegou a cobrir alguns dos principais acontecimentos internacionais das últimas décadas, como a Guerra Fria, a Revolução no Irã, a derrubada do Muro de Berlim, a desintegração da União Soviética e o ocaso do socialismo na Europa. Sempre como enviado especial, William participou da cobertura de oito conflitos e guerras: seis no Oriente Médio e dois nos Bálcãs .
Desde 1996, William trabalha para a Globo e voltou ao Brasil em 2000. Mais recentemente, tem trabalhado cobrindo crises em países sul-americanos como a Colômbia e a Argentina, e várias séries especiais de reportagens para o Jornal Nacional sobre assuntos como privatizações, pirataria e corrupção policial em São Paulo. Foi enviado aos Estados Unidos para cobrir a eleição que reelegeu Bush filho. Apresentou o Globo News Painel de Nova York. E enquanto cobria a pré-reeleição de George W. Bush, lecionou na Universidade de Nova Iorque.
William co-apresenta desde maio de 2005 junto com Christiane Pelajo o Jornal da Globo substituindo Ana Paula Padrão, que deixou a Globo para ir para o SBT. Comanda também o programa semanal de debates políticos e econômicos Painel, na Globonews.
Em 2006, William passou a assinar uma coluna na editoria Mundo do portal de notícias G1.
Em novembro de 2012, a Rede Record foi condenada pela Justiça a pagar R$50 mil a William por danos morais, por sugerir que ele fosse espião dos Estados Unidos em matéria do jornal R7 baseada em telegramas diplomáticos dos Estados Unidos vazados pelo WikiLeaks, onde William é citado em conversas profissionais com diplomatas americanos .
Dentre os livros mais famosos de William está Camaradas, que conta a história da Intentona Comunista no Brasil, a partir de documentos da URSS . Escreveu em 1985 também o polêmico As Duas Faces da Glória, onde analisa a Força Expedicionária Brasileira (FEB) vista por alguns de seus aliados e inimigos.
Livros:
"As Duas Faces da Glória" (1985) - Ed. Nova Fronteira, s/ID;
"Camaradas: nos Arquivos de Moscou" (2004) - Cia. das Letras, ISBN 9788571643420.
Curiosidade
"Camaradas: nos Arquivos de Moscou" (2004) - Cia. das Letras, ISBN 9788571643420.
Curiosidade
William Waack e Christiane Pelajo foram os jornalistas que mais tempo foram titulares na bancada do Jornal da Globo (até hoje, 8 anos e meio).
Referências:
Referências:
Informações sobre William Waack na página da Cia. das Letras.
Biografia na página de Segurança Internacional, Perspectivas Brasileiras.
Biografia na página de Segurança Internacional, Perspectivas Brasileiras.
No comments:
Post a Comment